terça-feira, 26 de julho de 2011

Osquestra Estúpida em Dresden

Caríssimos,
ontem tivemos uma pequena pane técnica, mas hoje estamos "devolta ao ár"!
Gostaria de apresentar-lhes uma exposicao especial, no mínimo interessante, no Museu Técnico de Dresden (Technische Sammlungen Dresden). Trata-se de uma instalacao sonora de grande sucesso em sua estréia em Hamburgo, no Museu de Arte e Utensílios (Museum für Kunst und Gewerbe Hamburg). Essa instalacao é composta por mais de 200 instrumentos históricos, entre eles eletrodomésticos como máquinas de lavar, aspirador de pó, liquidificador e outros, ordenados como instrumentos em uma orquestra sinfonica. Essa assembléia é o resultado de oito anos de trabalho. Seu dirigente, compositor e cembalista/cravista é o senhor Michael Petermann, conhecido artisticamente como Weisser Rausch (Tom Branco), que denominou sua obra como Orquestra Estúpida, em alemao Das Blöde Orchester. Nessa exposicao o espectador/ouvinte encontra-se em um ambiente museológico, por assim dizer, ao mesmo tempo em que a mesma o remete a uma espécie de sala de concertos. A nostagia causada pela visao dos antigos "ajudantes domésticos", ora apresentandos em suas funcoes simples, ora em uma linguagem funcional moderna e design extravagantes, é garantida! Essa instalacao nos oferece também "as outras qualidades", até entao desconhecidas, desses tao apreciados "amigos domésticos": O secador de cabelos soando como órgao; barbiadores elétricos explorando ao máximo o furor de seu rítimo; e para os tons mais graves, os ventiladores e condicionadores de ár, para tranquilizar os animos. Essa instalacao pode ser vista até 11 de setembro, com concertos de terca a quinta-feira nos seguites horários: 9.15h, 11.15h, 14.15h, 16.15h; sábados, domingos e feriados: 10.15h, 12.15h, 15.15h, 17.15h.
E para os ouvidos privilegiados, um poquinho da Blöde Orchester, é só clicar!


Um abraco a todos e viel Spaß!
Ligia Costa

P.S. Foto: Museen der Stadt Dresden

domingo, 24 de julho de 2011

Dresden na web




Caríssimos,
com as novas tecnologias de informacao mudamos nossos costumes e formas de comunicacao social. Há aqueles que possuem uma second life ativa, outros que leem seus e-mail uma vez por semana e há outros que escrevem artigos em seu blog todos os dias :-)
Isso nao é novidade. A novidade consiste na apresentacao da Florenca do Elba na web. Dresden apresenta-se em muitas websites na internet. Mas como funcionam essas servicos? Segundo Juliane Richter (SZ-Online, 24.07), a busca direcionada funciona muito bem, mas ainda há muito a se fazer para se melhorar a apresentacao das informacoes sobre a cidade nesses portais. Segundo a Secretaria do Estado de Dresden, a página da cidade foi visitada mais de 25 milhoes de vezes no ano passado, significando um aumento de mais de 6%. Ao mesmo tempo o uso da internet como instrumento cresceu enormemente, implicando uma significativa mudanca no perfio de seus usuários. Em pesquisas-online realizadas pelas emissoras ARD/ZDF um quarto da populacao alema usa a internet; e sabendo-se que sua populacao atual caracteriza-se por uma faixa etária avancada, pode-se concluir que o uso desse meio de comunicacao de massa deixou de ser exclusivo do público jovem. A pesquisa também mostra que o grupo de usuários com mais de 60 anos aumentou significativamente.
O resultado da análise da página oficial da cidade de Dresden foi publicado no jornal SZ. Entre as categorias analisadas estao design, faciliadade de uso, programacao e informacao. A home page oficial de Dresden direciona-se aos seus moradores, turistas, a visitantes-online e a interessados em oito idiomas. O portugues nao é um deles até agora! Entre os seis temas apresentados nessa página encontram-se, por exemplo, informacoes sobre a economia local, cultura e enderecos de escolas. Mas qual é a qualidade desse servico online? Os resultados desse estudo mostram que a página oficial da cidade é de alto nível. Porém os especialistas desejam uma melhor distribuicao das informacaos e da temática. Em comparacao à análise de páginas oficiais de outras cidades alemaes, 25 cidades ao total, a página da cidade de Dresden ocupa o sétimo lugar.
Como alternativa inteligente à ausencia de servicos oferecidos em língua portuguesa nos órgaos oficiais da cidade, a participacao contínua e ativa de nossa comunidade no
Conselho dos Cidadaos Brasileiros em Dresden é de grande relevancia para uma mudanca nessa situacao. O Conselho é uma ótima forma de representacao, com a qual temos a chance concreta para pleitearmos nao somente informacoes como também servicos na cidade em portugues!

Um abraco a todos e viel Spaß!
Ligia Costa

P.S. Foto: Dresden Marketing

sábado, 23 de julho de 2011

Balanco dos deuses na Europa




Caríssimos,
que uma rede depois do almoco é uma boa, todo brasileiro sabe!
Aqui em Dresden muitas famílias a tem quase como um artigo de luxo para "aqueles momentos de reflexao" pessoal ou a dois. Mas voces sabiam que o introdutor desse artigo tao peculiar na Europa foi o genovez Cristovao Colombo?! Ao chegar nas Antilhas em 1492 e aporta em uma de suas ilhas, a qual futuramente se chamaria Cuba, e se deparar com tao genial idéia esse desbravador das águas descreve esse objeto em seu diário de bordo como "uma espécie de rede de algodao". A nova descoberta, e dessa vez nao de novas terras, causou grande admiracao entre os tripulantes, que viram na rede uma verdadeira bencao dos deuses. A partir de entao nao precisariam mais dormir no chao sujo do navio; poderiam desfrutar do conhecimento dos nativos e descansar no balanco dos deuses! O uso da rede melhorou nao somente as condicoes de higine; o presente dos deuses proporcionou mais conforto e protecao contra a indisposicao e mal-estar causados pelos fortes movimentos da
Nau em alto-mar.
No velho continente porém, a rede foi vista nao como lugar para dormir, mas sim literalmente como um presente dos deuses, um oases de descanso.
A rede, como produto peculiar das Antilhas, tornou-se há décadas mais um dos produtos globalizados. A producao tradicionalmente manufatureira na América Latina enfrenta grande concorrencia da producao em massa na Ásia. Porém, qualidade se ve nos detalhes! Os produtos latinos sao bem acabados e de alta qualidade. Nas estampas se pode reconhecer padroes de tradicoes indígenas locais, como nas producoes colombiana e brasileira; cada uma delas com suas particularidades. As redes brasileiras, por exemplo, sao conhecidas na Europa por suas cores alegres ou pela cor natural do algodao. E como todos sabem, qualidade também tem preco! Um dos precos mais em conta no mercado alemao para um modelo simples, com capacidade para uma pessoa, custa entre 50 e 60 Euros.


A minha rede foi feita à mao e é da Amazonia...legitimamente brasileira!

Um abraco a todos e viel Spaß!
Ligia Costa
P.S. Foto: Ligia Costa

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Images of the mind


Caríssimos,
hoje foi aberta a exposicao Images of the Mind - in Art and Science no Museu Alemao da Higiene (Deutsches Hygiene-Museum). Essa exposicao tematiza os atuais conhecimentos da Neuropsicologia e outras ciencias relacionadas ao estudo do funcionamento cerebral e o significado das representacoes visuais desde a antiguidade as recéns teorias ligadas à discussao sobre o entendimento de espírito no contexto sócio-cultural. Images of the mind interpreta o espírito humano como fenomenos visuais explicáveis pela regeneracao computadorizada de imagens cerebrais, baseadas em análises empíricas realizadas pelas neurociencias. Como parte da exposicao foi programado um círculo de palestras, de 6 de setembro à 12 de outubro, no qual serao discutidas questoes como: As representacoes ópticas geradas pelo cérebro, que as regeneraria similarmente ao funcionamento de um scaner, podem nos oferecer outros aspéctos além de uma representacao biológica, química e fisiológica do funcionamento cerebral? O que essas representacoes podem dizer acerca do espírito? Essas imagens nos ajudam a comprender melhor o que é o ser humano? A exposicao discute o papel da imagem como meio de entendimento do esprírito baseada nas teorias de visualizacao. O interesse no espírito humano produziu um grande acervo na tradicao visual desde os pontos de vista estético e filosófico. Nesse sentido Images of the Mind apresenta o espírito como fenomeno cultural e biológico a partir da contextualizacao de obras de artes de grande significado e imagens resultantes de análises científicas. Entre as mesmas se encontram manuscritos da idade média, desenhos de Leonardo da Vinci sobre anatomia, quadros de Lucas Cranach, Rembrand, Max Beckmann, Max Ernst, Man Ray, Josef Beuys, Bill Viola e Antony Gormley. Além desses serao mostrados diagramas, fotografias e anotacoes feitos por Sigmund Freud e pelos ganhadores do premio Nobel da Paz, Camillo Golgi e Ramón y Cajal, como também os mais modernos métodos de producao e análise de imagens pelas neurociencias. E para relaxar a cuca, um vídeo de relaxamento visual. É só clicar!

Um abraco a todos e viel Spaß!
Ligia Costa
P.S. Vídeo: Relaxing Hypnosis, MaciaGarcia281 (youtube.com)
Foto: Deutsches Hygiene Museum

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Classic Open Air Dresden

Caríssimos,
inspirados no jubileu de 50 anos de parceria entre Dresden e St. Petersburgo, em junho deste ano, o Classic Open Air Dresden apresenta em sua programacao deste ano a orquestra sinfonica da capela estadual de St. Petersburgo, tendo como dirigente Alexander Chernushenko. As obras apresentadas sao em sua maioria de componistas russos, como por exemplo, Modest Mussorgski, Nikolai Rimski-Korsakow e Alexander Glasunow. No primeiro concerto, hoje à noite, a peca será a música para piano de Tschaikowsky. Como solista se apresentará Arkadi Zenzipér. O pianista é considerado como um grande talento da conhecida escola russa de piano. Ele estudou no conservatório de Leningrado. A segunda noite será dedicada ao canto, contando com a presenca de cantores de ópera muito conhecidos. Como em suas edicoes anteriores, todo dinheiro arrecadado com a venda dos bilhetes será doado a instituicoes filantrópicas.

Um abraco a todos e viel Spaß!
Ligia Costa

P.S. Foto: Dresden Marketing
http://www.classicopenair-dresden.de/



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Onze países e uma língua!

Caríssimos,
apesar das chuvas e céu nublado, o verao em Dresden está mesmo muito promissor. Há dez dias participam do projeto de educacao e cultura do Ministério das Relacoes Exteriores da Alemanha estudantes entre 14 e 18 anos do curso de Verao PASCH no Instituto Goethe Dresden. PASCH é a abreviatura para o projeto Escola: Uma parceria para o futuro (Schulen – Partner der Zukunft), uma rede social que conta com a participacao de 1500 escolas no mundo todo, entre elas escolas brasileiras, para a divulgacao da língua e cultulra alemaes (ver:
Instituto Goethe Brasil). Anualmente sao convidados jovens nessa faixa etária para participarem desse projeto em toda Alemanha. Em Dresden encontram-se este verao 60 estudantes de 11 países, inclusive Brasil. Este projeto visa melhorar a competencia linguística individual dos participantes, como também oferecer uma imagem moderna da Alemanha como país interessante para se estudar. Em Dresden o curso é dirigido por 13 mentores contratados pelo Instituto Goethe. A visita à torre da prefeitura da cidade fez parte da programacao e foi momento de grande entusiasmo pelos estudantes diante do belo panorama. O curso terminará dia 30 desse mes.

Um abraco a todos e viel Spaß!
Ligia Costa

P.S. Foto: Ligia Costa

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dresden em Salzburg

Caríssimos,
A cidade de Dresden marcará presenca mais uma vez no cenário internacional.
Em agosto o secretário de cultura de Dresden, Dr. Lunau, e o secretário de cultura de Salzburgo, Dr. Schaden, abrirao a exposicao Tesouros do Arquivo da Cidade de Dresde (Schätze des Stadtarchivs Dresden em Salzburgo, Áustria. A mesma poderá ser visitada até 01 de outubro no arquivo público de Salzburg. O evento faz parte das comemoracoes do 20° jubileu de parceria entre essas duas cidades. A visita ao Museu da Cidade de Salzburgo (Stadtmuseum Salzburg) compoe a programacao da delegacao de Dresden. Este museu trabalha em parceria com o Museu da Cidade de Dresden (Stadtmuseum Dresden), sendo seu próximo projeto incomum a exposicao rotativa no período natalino (Adventszeit), com a qual serao encerradas as festividades desse jubileu. Durante a programacao serao realizados eventos em ambas as cidades. Um dos pontos máximos serao a apresentacao da filarmonica de Dresden e do grupo El perro andaluz, em Salzburgo, o concerto da Academia de Canto de Dresden junto ao coro Salzburger Liedertafel, em Dresden e Salzburgo, assim como o tradicional intercambio entre os artistas plásticos de ambas as cidades na Escola Superior de Arte de Dresden (ler artigo anterior: De portas abertas...sobre o 14° Academia Internacional de Verao). Além disso já podem ser visitados até 26 de agosto na galeria Einhorn em Dresden trabalhos de jovens artistas de Dresden, Salzburgo, St. Petersburgo e Ostrava (Rússia). A parceria com Salzburgo é apenas um dos exemplos de parcerias com outras cidades, com as quais Dresden matem forte relacoes em diversos setores. Em junho, por exemplo, foram comenorados os 50 anos de parceria entre Dresden e St. Petersburgo.

Um abraco a todos e viel Spaß!
Ligia Costa
P.S. Foto: Dresden Marketing GmbH

segunda-feira, 18 de julho de 2011

De portas abertas...


Caríssimos,
este verao a Escola Superior de Artes plásticas de Dresden, abrirá suas portas ao público interessado em participar do evento organisado pela instituicao chamado Die 14. Internationale Sommerakademie für Bildende Kunst, de 24 de julho à 6 de agosto. Neste evento serao oferecidos diversos cursos desde fotografia à escultura. Os docentes sao formandos da Escola de Arte de Leipzig, Halle e Dresden já conhecidos por seus trabalhos, assim como artistas plásticos internacionais da Holanda, República Tcheca, USA, Suica, Italia e Viena. Durante o evento o público em geral poderá visitar os trabalhos de seus estudantes e docentes em seus ateliers na própria Escola de Arte.
Uma ótima oportunidade para se conhecer os mais recentes trabalhos dos já conhecidos artistas, assim como dos que ainda estao iniciando a carreira, além de se poder vislumbrar o belíssimo prédio da Academia de Arte, como é conhecida a Escola Superior de Artes de Dresden, com sua cúpula de vidro e estátua dourada em seu ápice, partes integrantes da sillhueta da cidade.

Um abraco a todos e viel Spaß!
Ligia Costa
P.S. Foto: Dresden Markting GmbH

domingo, 17 de julho de 2011

Rei sem espada!


Caríssimos,
hoje de madrugada, segundo artigo do jornal Sächsische Zeitung (sz-online), vandalos roubaram a espada do Rei Augusto. O Rei Augusto também conhecido como O Forte, por ter 365 filhos, segundo conta a lenda, foi eleito Rei da Polonia ao mesmo tempo em que possuía o título de Prícipe da Saxonia. O monumento histórico encontra-se na praca Neustädter Markt desde 1736.
Gracas a informacoes de um morador local, que chamou a polícia, quatros homens bebados, entre 20 e 22 anos, subiram na estátua e quebraram a espada do rei, levando-a consigo. Ao chegar no local a polícia nao encontrou os suspeitos, que foram entao detidos próximo à Praca Albertplatz. Em posse dos documentos de identidade dos delinquentes, os mesmos foram soltos pela polícia.
O monumento foliado a ouro e restaurado entre 2001 e 2003 é símbolo da cidade de Dresden e grande atracao turística.

Um abraco a todos e um ótimo domingo!
Ligia Costa
P.S. Foto: Dresden Marketing GmbH

sábado, 16 de julho de 2011

Castelos de sonho


Caríssimos,
Esta noite a escolha é sua! O evento chama-se A Noite dos Castelos. Além de outros importantes e conhecidos patrimonios culturais existentes em Dresden, como por exemplo, das Neue und das Alte Grüne Gewölbe (antiga e nova camaras verdes de tesouro - foto acima), parte da antiga Residencia Real (Residenzschloss), caracterizadas por linhas arquitetonicas desde o romantico ao historicismo, e na qual encontram-se em exposicao grande parte do tesouro pertencente à Casa Real da Saxonia, será possível vistar hoje à noite os chamados catelos do (rio) Elba (Elbschlösser): Lingner Schloss, Schloss Albrechtsberg e Schloss Eckberg, nas fotos abaixo respectivamente.






Mas em Dresden há outros castelos que podem e devem ser apreciados pelo público.


Zwinger









Festung Dresden








Schloss Wackerbarth









Pillnitz



Moritzburg

Sem dúvida, uma visita à Saxonia vale a pena.
Além de seus castelos de sonho, a regiao é conhecida por sua natureza e paisagem exuberantes. O mais conhecido exemplo é a Saxonia Suíca (Sächsische Schweiz), assim chamada por sua semelhanca à paisagem suíca e onde é possível a prática de rapé e alpinismo, como também de longas caminhadas em suas florestas.
Nao é a toa que os mais conhecidos alpinistas da Alemanha sao daqui.

Espero ter aumentado sua curiosidade.

Um abraco a todos e uma ótima noite de sonhos...e viel Spaß!
Ligia Costa

PS. Fotos: http://www.schloesserland-sachsen.de/de/startseite/
http://www.barockstadt-dresden.de/ausflugsziele/residenzschloss
http://www.lingnerschloss.de/
http://www.schloss-albrechtsberg.de/http://www.schloss-eckberg.de/index.php

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dresden em Brasília!


Caríssimos,
para os admiradores da Arte haverá dia 02 de agosto no Museu Nacional de Brasília (DF) a abertura da exposicao Horizontbeobachter, em portugues Observadores do Horizonte. A amostra é composta por gráficos, pinturas e esculturas dos artistas plásticos alemaes Veit Hofmann, Hans Scheib und Helge Leiberg.
Este projeto é um trabalho entre Secretaria de Estado da Cultura do DF, Instituto Plano Cultural, Embaixada da República Federal da Alemanha, Goethe-Zentrum em Brasília, com especial apoio de sua diretora, Sabine Plattner. Sem sua ajuda esse importante projeto não teria sido possível. O curador da exposicao é o senhor Michael Arantes-Müller.
A ligacao entre esses artístas é sua formacao pela Escola Superior de Artes Plásticas de Dresden (Hochschule für Bildende Künst Dresden). Veit Hofmann e Helge Leiberg, nascidos em Dresden, sao amigos há anos. Durante e depois de seus estudos ambos fizeram várias viagens de carácter profissional e artístico à Ásia. Em 1993 Veit Hofmann e o pintor Max Uhlig, também de Dresden, fundaram a organizacao Künstler helfen Künstler, com o fim de ajudar outros artistas. Hans Scheib nasceu em Potsdam. Depois de seus estudos em Dresden mudou-se para Berlin em 1976, onde trabalha desde entao como escultor. Em 2001 Scheib foi nomeado para a Academia de Arte de Hamburgo (Freie Akademie der Künste in Hamburg).
A abertura do evento contará com a participacao dos artistas, oferecendo ao público uma ótima oportunidade para conhece-los pessoalmente e saber mais sobre suas obras e possíveis paralelos com a arte comtemporanea brasileira.

Um abraco a todos e viel Spaß!
Ligia Costa

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Chuvas torrenciais na Saxonia

Caríssimos,
ontem à noite houve chuvas torrenciasis na Saxonia. Nas cidades de Dresden e Leipzig houve poucos danos materiais, nao havendo feridos. Entretanto, sengundo a previsao da agengia alema de meteorologia, estao sendo esperadas para hoje à noite na regiao de Erzgebirge, próxima a Dresden, chuvas torrenciais com forte vento.
Em junho houve na Saxonia e em outras regioes da Alemanha fortes chuvas e ventos com velocidades próximas a de um tornado, chegando a danificar casas, provocando caos nas ruas com quedas de árvores e acidentes com carros.
Agora à noite (21.52h, horário local) o céu sobre Desden se mostra parcialmente nublado, e presenteia a seus moradores com um espetacular por do sol.
Como se sabe nesta época do ano o por do sol nesse lado do hemisfério ocorre mais tardio que no nosso. Um exemplo muito conhecido é o chamdo sol da meia noite, comum em países localizados ao norte europeu, como em San Petersburg (Rússia).
Por isso quando se cita na literatura européia uma noite de verao é possivelmente a essa imagem ou impressao, a qual o narrador se refere.


Neste sentido, despeco-me por hoje e desejo-lhes, a todos voces, queridos amigos, uma ótima noite de sono e um despertar maravilhoso, com muita Luz!

Um abraco a todos e viel Spaß!
Ligia Costa

P.S. Foto: Ligia Costa

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sonho perdido

Caríssimos,
estive na Fan mile organizada pela cidade de Dresden.

De "povao sem ingresso" passamos à lista dos convidados VIPs...Sorte mesmo!

Coisa que a nossa selacao nao teve. Pena!

O que mais me impressionou foi o número maioritário de torcedores para o time americano.

Mas pude ver no Biergarten enfrente ao estádio uma certa concentracao de torcedores vestindo "a camisa", entre eles brasileiros. Também a caminho encontrei alguns alemaes no bonde elétrico (Strassenbahn) vestidos de canarinho...Realmente simpáticos.


De modo geral foi um evento agradável, apesar das temperaturas e da massiva presenca da torcida adversária na "Fan mile". Durante a partida fez um calor parecendo dia de verao em praias brasileiras; nao foi a toa que havia gente trajada a rigor, pois a Fan mile foi organizada ao lado da maior piscina da cidade.


E para ter uma idéia disso tudo, compartilho com voces, caros amigos, algumas imagens desse dia. Viel Spaß!





Torcedores enfrente ao estádio Rudolf-Harbig









Torcedor mirim com a bandeira brasileira




























"Teamgeist 82 Mio."
Torcedor fazendo referancia à populacao alema, 82 milhoes de habitantes






Entrada para o jogo Brasil X USA no estádio "Glückgas-Stadion"















Onibus da Selecao Brasileira




"The beautiful side of 20 Eleven!"




Vista da Augustbrücke em diracao ao centro histórico, com imagens da cúpula da Escola Superior de Arte (à esquerda), da igreja Frauenkirche (ao centro) e da torre da prefeitura Rathaus (à direita e ao fundo). à beira-rio o terraco Brühlsche às 21.30h.


Um abraco a todos e viel Spaß!
Ligia Costa
P.S. Fotos: Ligia Costa

domingo, 10 de julho de 2011

Notícias do lado de cá...finalmente!


Caríssimos!
Finalmente as tao esperadas "notícias frescas de Dresden". E como "nao poderia ser diferente", comecaremos nossa edicao com uma notícia que está mexendo com a cabeca de todos: Copa Mundial de Futebol...Feminino! Hoje a selecao brasileira enfrentará os Estados Unidos; isso todo bom torcedor já sabe. Entretanto, e o que faz juz ao nosso blog, é que esse evento será aqui em Dresden, no estádio Rudolf-Harbig- Stadium, do clube local Dynamo Dresden, também chamado de "Glücksgasstadion", com capacidade para 25.582 torcedores. Na foto acima o gramado se mostra em excelente condicao. E como o sol se faz mostrar agora, creio que é um bom presságio para os nossos torcedores e para as nossas meninas. Os bilhetes estao esgotados há semanas. O preco mínimo pago antes de conhecidos os classificados para a semi-final foi entre 5 e 35 Euros. Depois disso, entre 70 e 99 Euros! Particularmente vejo esta soma exorbitante para um jogo de futebol...mas os fans é que decidem. Nao é?!
Em sua reuniao mensal, que ocorreu ontem, os membros do Conselho de Cidadaos Brasileiros em Dresden, combinaram de se encontrar enfrente ao estádio, para fazer a festa canarinha. Afinal nossas meninas merecem ser prestigiadas e temos mais um motivo para festa!
Caríssimos, mais notícias depois da partida.
Divirtam-se e torcam pela nossa selecao...feminina!

Um abraco a todos e viel Spaß!
Ligia Costa
Foto: wikipedia.com.de