Caríssimos,
que uma rede depois do almoco é uma boa, todo brasileiro sabe!
Aqui em Dresden muitas famílias a tem quase como um artigo de luxo para "aqueles momentos de reflexao" pessoal ou a dois. Mas voces sabiam que o introdutor desse artigo tao peculiar na Europa foi o genovez Cristovao Colombo?! Ao chegar nas Antilhas em 1492 e aporta em uma de suas ilhas, a qual futuramente se chamaria Cuba, e se deparar com tao genial idéia esse desbravador das águas descreve esse objeto em seu diário de bordo como "uma espécie de rede de algodao". A nova descoberta, e dessa vez nao de novas terras, causou grande admiracao entre os tripulantes, que viram na rede uma verdadeira bencao dos deuses. A partir de entao nao precisariam mais dormir no chao sujo do navio; poderiam desfrutar do conhecimento dos nativos e descansar no balanco dos deuses! O uso da rede melhorou nao somente as condicoes de higine; o presente dos deuses proporcionou mais conforto e protecao contra a indisposicao e mal-estar causados pelos fortes movimentos da Nau em alto-mar.
No velho continente porém, a rede foi vista nao como lugar para dormir, mas sim literalmente como um presente dos deuses, um oases de descanso.
A rede, como produto peculiar das Antilhas, tornou-se há décadas mais um dos produtos globalizados. A producao tradicionalmente manufatureira na América Latina enfrenta grande concorrencia da producao em massa na Ásia. Porém, qualidade se ve nos detalhes! Os produtos latinos sao bem acabados e de alta qualidade. Nas estampas se pode reconhecer padroes de tradicoes indígenas locais, como nas producoes colombiana e brasileira; cada uma delas com suas particularidades. As redes brasileiras, por exemplo, sao conhecidas na Europa por suas cores alegres ou pela cor natural do algodao. E como todos sabem, qualidade também tem preco! Um dos precos mais em conta no mercado alemao para um modelo simples, com capacidade para uma pessoa, custa entre 50 e 60 Euros.
A minha rede foi feita à mao e é da Amazonia...legitimamente brasileira!
Um abraco a todos e viel Spaß!
Ligia Costa
P.S. Foto: Ligia Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário